Delegação do Brasil deixa plenário antes de discurso de Netanyahu na Assembleia Geral da ONU
- gabriel meneses
- 27 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Delegação brasileira abandona plenário em protesto contra ações de Israel no Oriente Médio, antes do discurso do primeiro-ministro Netanyahu.
Corpo do texto modificado e otimizado para SEO:
Na Assembleia Geral da ONU, a delegação brasileira se retirou do plenário pouco antes do início do discurso do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta sexta-feira (27). O ato foi visto como um protesto discreto, em resposta aos ataques de Israel no Líbano e na Faixa de Gaza, que já resultaram em mais de 700 mortes, segundo fontes diplomáticas.
Netanyahu afirmou que Israel está vencendo a guerra e continuará enfrentando inimigos como o Irã, mencionando que não há lugar no Irã que o país não possa alcançar. Seu discurso, aguardado por muitos, foi interrompido por aplausos e vaias, com delegações de vários países árabes deixando o plenário em protesto.
A retirada brasileira ocorreu antes dessas outras delegações, como um gesto de descontentamento com a atual política israelense. A comitiva brasileira assistiu ao discurso do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, no dia anterior, reforçando a postura diplomática do Brasil em apoio à causa palestina.
Netanyahu também destacou que Israel busca uma "reconciliação histórica entre árabes e judeus", mas que seguirá com os bombardeios enquanto o Hezbollah continuar seu caminho de guerra. Israel vem bombardeando o Líbano há uma semana, em retaliação aos ataques do grupo extremista financiado pelo Irã, o que agravou ainda mais o conflito no Oriente Médio.
A delegação brasileira, segundo fontes, optou por uma saída silenciosa, uma prática diplomática para demonstrar descontentamento sem provocar rupturas formais. O ato ocorreu antes da retirada em massa das delegações árabes, que protestaram contra o discurso de Netanyahu.
Comments